Feliz Páscoa Ressureição de Cristo!Domingo de RamosÚltima CeiaCrucificação de Jesus CristoRessurreição de Cristo - Páscoa

» Ronaldo Cezar Coelho

Político e banqueiro brasileiro


Nascimento: 23/03/1947

Ronaldo Cezar Coelho, nascido no Rio de Janeiro, é um político e banqueiro ,foi proprietário do Banco Multiplic, brasileiro, membro do DEM, com base eleitoral no Rio de Janeiro. É irmão do ex-árbitro de futebol e comentarista esportivo Arnaldo Cezar Coelho.

Filho de classe média, estudante do Pedro II, chegou a ser dono de banco. Como secretário de Indústria e Comércio no governo Marcello Alencar, o político implantou no Rio de Janeiro o Porto de Sepetiba e o Pólo Gás-Químico e trouxe empresas como a Volkswagen, instalada em Resende.

Em 1996 foi nomeado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso o embaixador da Rio 2004, onde liderou o movimento que defendeu a candidatura do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas. Vice-líder do Governo federal em 1998, aprovou a legislação dos planos de Saúde, e a Lei Pelé, uma das responsáveis pela modernização do esporte brasileiro, a regulamentação dos remédios genéricos e a criação da Agência Nacional de Saúde, garantindo sua instalação no Rio de Janeiro.

Secretário de Saúde na administração do prefeito César Maia, de julho de 2000 a março de 2002 e de 2004 a 2006, desenvolveu projeto para ampliar e melhorar as condições de atendimento da Rede Municipal de Saúde. Durante a gestão do Ministro de Saúde, José Serra, obteve verbas federais que totalizaram R$ 58 milhões destinados à construção de oito maternidades, sendo cinco na Zona Oeste e três grandes hospitais: o Hospital da Mulher, em Campo Grande, em parceria com o Inca, o Hospital Geral de Acari e o novo hospital Paulino Werneck, na Ilha do Governador.

Eleito deputado constituinte em 1986 pelo PMDB, foi vice-líder de Mário Covas. A emenda que apresentou estabelecendo indenização compensatória em casos de demissão do trabalho sem justa causa resultou num dos mais importantes acordos da Constituinte.

Com o grupo progressista, formado por Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, Artur da Távola, José Serra, entre outros, fundou o PSDB em 1988. Foi presidente do partido no Rio de Janeiro até 1993. Em 1990 concorreu ao Governo do estado. Em 1994, candidatou-se à Câmara Federal em campanha que o consagrou o deputado federal mais votado do PSDB no estado do Rio de Janeiro.

Em 2006 concorreu a uma vaga ao Senado, na vaga aberta pela decisão do partido de lançar sem coligação a candidatura Eduardo Paes ao governo do estado. Nas eleições de 2006, Ronaldo Cezar Coelho foi considerado o candidato mais rico do Brasil. Ficou em quarto lugar. Em 2007 encerrou seu quinto mandato como deputado federal.




Mensagens Virtuais
Participe: O que você quer ver nesta página?
Contato: Envie sugestões e dúvidas
Erro: Informar erro nesta página
Cadastro: Cadastre-se e tenha seu blog



Mensagens Virtuais ® por Renato Hoffmann
Desde 21/09/98 - 14 anos | Brasil
Mensagens Virtuais

Mensagens Virtuais de páscoa
Carregando...