Feliz Páscoa Ressureição de Cristo!Domingo de RamosÚltima CeiaCrucificação de Jesus CristoRessurreição de Cristo - Páscoa

» Claudio Monteverdi

Foi um compositor italiano


Nascimento: 15/05/1567

Claudio Monteverdi nasceu em Cremona e faleceu em Veneza, em 29 de novembro de 1643. Foi um compositor italiano. Foi o responsável pela transição entre a tradição polifónica do século XVI para o nascimento da ópera, do século XVI. Também é considerado o último grande representante italiano do madrigal, que preparou a passagem do estilo musical renascentista para o da música barroca.
Iniciou seus estudos de música com Marco Antonio Igegnieri, maestro da capela da Catedral de Cremona, e aos 15 anos publicou suas primeiras obras; entre elas, oito livros de madrigais.
Em 1599, desposou Claudia de Cataneis e, em 1607, ocorreu em Mântua a estréia de L'Orfeo, favola in musica, sua primeira ópera - e também a mais antiga da história - cuja música e texto chegaram até os dias atuais. Outras de suas óperas ainda hoje representadas são L'Incoronazione di Poppea e Il Ritorno d'Ulisse in Patria. Monteverdi é geralmente conhecido como o "pai da ópera".
Em 1613, Monteverdi foi maestro do coro e diretor da Catedral de São Marcos, em Veneza.
Monteverdi também se notabilizou pela música sacra, como sua Missa (1610), e antífonas, como Vespro della Beata Vergine (1610). Em 1640, foi publicada a série Selva morale e spirituale, um grande compêndio de música sacra.
Nas músicas de Monteverdi, pode notar-se um começo bastante polifónico, com contraponto e equivalência de vozes, seguindo a tradição do Renascimento, e uma regressão da música vocal até ao estilo monódico - que seria adotado pelo Barroco - marcado por linhas melódicas claras, texto de simples compreensão e acompanhamento instrumental leve. Este foi um passo fundamental para a criação das obras musicais com intensidade de efeitos dramáticos, o dramma per la musica.
Monteverdi foi autor de nove livros de madrigais e de dezoito óperas conhecidas.
Famoso em vida por sua obra, Claudio Monteverdi faleceu em Veneza em 1643, e foi sepultado na Igreja de Santa Maria Gloriosa dei Frari.




Mensagens Virtuais
Participe: O que você quer ver nesta página?
Contato: Envie sugestões e dúvidas
Erro: Informar erro nesta página
Cadastro: Cadastre-se e tenha seu blog



Mensagens Virtuais ® por Renato Hoffmann
Desde 21/09/98 - 14 anos | Brasil
Mensagens Virtuais

Mensagens Virtuais de páscoa
Carregando...