Feliz Páscoa Ressureição de Cristo!Domingo de RamosÚltima CeiaCrucificação de Jesus CristoRessurreição de Cristo - Páscoa
Mensagem Favorita

É possível encontra Deus na internet

Nota 1Nota 2
Nota 3Nota 4
Nota 5Nota 6
Nota 7Nota 8
Nota 9Nota 10
Categoria: Internet
Cantinho:
Views: 4473
Envios: 17
É possível encontrar Deus na internet
João Enderson da Silva
Se é possível encontrar Deus na internet, então a Igreja tem a obrigação de anunciá-lo neste areópago. Este é o silogismo que propõe o arcebispo John P. Foley, presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais.
«A internet pode ser um novo caminho para Deus, um chamado à Igreja para interrogar-se sobre as oportunidades que os novos meios oferecem para informar, educar, rezar e evangelizar, para levar a todo lugar a Palavra de Deus, para chegar inclusive a quem vive na solidão e que talvez não abriria nunca a porta de sua casa», considera o prelado americano.
Dom Foley ofereceu estas reflexões ao intervir esta segunda-feira em Roma no encontro sobre «Internet e a Igreja católica na Europa», promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa.
«A Igreja, enquanto transmissora da Revelação de Deus, tem a tarefa de comunicar a Palavra e deve alentar o uso da internet para o bem comum, para o desenvolvimento da paz e da justiça, no respeito da dignidade pessoal e com espírito de solidariedade», assinalou.
Por este motivo, considerou, a rede é «o areópago de nosso tempo, pois como em toda realidade que nos rodeia, o elemento positivo se contrapõe ao negativo, criando confusão e falsos valores».
«Sim, Deus pode ser encontrado na rede - asseguro --. E entre os milhões de pessoas que todos os dias navegam na internet, muitos podem encontrar palavras de esperança, confrontar-se com outras experiências culturais e espirituais, abatendo as barreiras ideológicas, até descobrir novos horizontes».
Se «Deus segue dialogando com a humanidade através da Igreja», reconheceu, então «a Igreja deve assumir sua própria responsabilidade ante os novos meios de comunicação».
Para isso, considerou que são necessários «critérios precisos de discernimento e com intenção pedagógica, para que tanto os que operam no setor como os que utilizam a rede saibam escolher e com maturidade em um contexto de informação e desinformação cada vez mais amplo e confuso».
A conclusão de Dom Foley foi clara: «é impossível ficar com os braços cruzados a contemplar este mundo que muda tão rapidamente e é necessário recordar que a voz de Deus pode elevar-se acima de outras muitas vozes, pois desde sempre fala ao homem e trata de alcançá-lo com todos os modos possíveis, às vezes inimagináveis».
imagem
Imprimir
Publicação:2006-01-17
Nota:6,50/10, com 578 votos.
  • Enviar
  • Editar
Enviar por ORKUT
Remetente
Destinatário
Agenda
Recado Pessoal
Enviar em: / /



Mensagens Virtuais
Participe: O que você quer ver nesta página?
Contato: Envie sugestões e dúvidas
Erro: Informar erro nesta página
Cadastro: Cadastre-se e tenha seu blog



Mensagens Virtuais ® por Renato Hoffmann
Desde 21/09/98 - 14 anos | Brasil
Mensagens Virtuais

Mensagens Virtuais de páscoa
Carregando...