Feliz Páscoa Ressureição de Cristo!Domingo de RamosÚltima CeiaCrucificação de Jesus CristoRessurreição de Cristo - Páscoa
Mensagem Favorita

Dia do Vendedor

Nota 1Nota 2
Nota 3Nota 4
Nota 5Nota 6
Nota 7Nota 8
Nota 9Nota 10
Categoria: Comemorativa
Views: 39772
Envios: 304
Dia do Vendedor
Por Cecília Valenza
Uma das profissões mais antigas da história da humanidade é comemorada do dia 01 de outubro. Trata-se do dia do vendedor, aquele profissional que se dedica totalmente a conquistar clientes e é indispensável para o sucesso comercial de qualquer empresa. Apesar de ser a profissão mais numerosa do mundo, os vendedores muitas vezes são mal compreendidos em seu trabalho, devido à postura insistente e a fama de tentarem vender seus produtos a qualquer custo. No entanto, o perfil de um vendedor de sucesso tem se alterado de acordo com mudanças do mercado.
Reinaldo Chapanski trabalha com treinamento de vendas e diz que o bom vendedor é aquele que gosta de lidar com as pessoas, que está sempre em busca de novos clientes, que sabe lidar com mudanças, que escuta com atenção as necessidades do cliente e que acima de tudo acredita na qualidade do produto que vende. Existe o mito de que o bom vendedor já nasce feito, mas Chapanski explica que treinamentos, reciclagens e atualizações ajudam os profissionais a desenvolverem habilidades.
Rosangela Ceccato, trabalha no ramo de vendas há mais de 20 anos, e recentemente freqüentou um treinamento. “Achei ótimo participar de um curso, mesmo quem já está na área há tantos anos como eu deve procurar sempre a atualização”, comenta. Ela conta que com os anos de experiência, aprendeu que para ter sucesso, o profissional de vendas tem que estar bem com ele próprio, ter auto-estima e acreditar no seu produto. “Temos que ter orgulho do nosso trabalho, conhecer muito bem o que estamos vendendo e principalmente valorizar o produto. Só assim é possível convencer o cliente de que o que oferecemos é um bom negócio”, explica.
Chapanski concorda, e diz que apesar de não haver uma técnica específica para conquistar o cliente é preciso falar o que ele quer ouvir e não o que o vendedor tem necessidade de falar. “Nunca devemos esquecer que o cliente é uma pessoa carente de um bom atendimento e, como conseqüência, cheio de resistências. Muitas vezes antes mesmo do vendedor falar alguma coisa, ele diga ‘ Não obrigado. Estou só olhando’”, afirma. Para evitar essa situação, o professor explica que o ideal é o vendedor ter um gesto simpático de boas vindas “Com um sorriso natural e um cumprimento com convicção, ele pode criar perguntas que estimulem uma conversa ou um relacionamento pessoal, deixando o cliente à vontade”, diz.
Atualmente, o verdadeiro profissional de vendas é aquela pessoa que ajuda o cliente a se definir por um produto ou prestação de serviço. “O vendedor que era responsável pelo fluxo físico da loja, hoje é um profissional de comunicação, é ele quem leva ao mercado o que a empresa deseja falar, e, é ele quem traz do mercado informações que a empresa precisa para desenvolver seus produtos ou serviços e naturalmente satisfazer as necessidades de seus clientes”, conclui o professor.
Para quem já trabalha na área ou está começando, é importante seguir alguns conselhos:
Seja persistente
Tenha orgulho da sua profissão
Conheça muito bem os produtos e serviços que está oferecendo
Crie um banco de dados para conhecer seu público alvo e manter contato com ele
Demonstre sempre confiança e disposição
Identifique as necessidades do cliente
Seja simpático e atencioso
Conheça seus concorrentes
Facilite a compra
E principalmente esteja satisfeito com seu trabalho, um profissional motivado é a base para uma carreira de sucesso

imagem
Imprimir
Publicação:2004-09-23
Nota:6,50/10, com 578 votos.
  • Enviar
  • Editar
Enviar por ORKUT
Remetente
Destinatário
Agenda
Recado Pessoal
Enviar em: / /



Mensagens Virtuais
Participe: O que você quer ver nesta página?
Contato: Envie sugestões e dúvidas
Erro: Informar erro nesta página
Cadastro: Cadastre-se e tenha seu blog



Mensagens Virtuais ® por Renato Hoffmann
Desde 21/09/98 - 14 anos | Brasil
Mensagens Virtuais

Mensagens Virtuais de páscoa
Carregando...