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Dia da cultura

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Categoria: Comemorativa
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Dia da cultura
Artur Bruno



Em 15 de maio de 1970, a lei nº 5.579 instituiu o 'Dia da Cultura e da Ciência', comemorado a 5 de novembro de cada ano, como homenagem a data natalícia de figuras exponenciais das letras e das ciências, no Brasil e no mundo. A data teve como inspiração o Conselheiro Rui Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849. Mas o que significa cultura?


Cultura vem a ser o acúmulo da vivência histórica de significados sociais: linguagens, técnicas, valores, fé e gosto, construídas coletivamente. Tem relação com a maneira de vestir, de morar, de comer, de trabalhar, de rezar, de se comunicar, de se interagir. A cultura é viva, flexível e plural, associando até mesmos elementos aparentemente divergentes e díspares. Portanto, não é possível subjugar o conceito à afirmação conservadora e tradicionalista de que a ordem política presente é a única viável, visto que sua modificação vai de encontro ao patrimônio cultural herdado dos antepassados.


A cultura não é estanque: é tudo o que o homem adiciona à natureza. Tudo o que o homem faz na vida e que lhe não é inato ao nascimento pode ser considerado como ação de cultura. Cultura é construção, transformação constante, produto e fator de imanência social.


Um povo que perde a sua cultura, sua história, sua memória, seus custumes, perde sua alma, fica sem identidade. No Brasil, tão vasto, tão amplo, com tantas expressões diferentes, com distintas maneiras de ser, de viver, de conviver e de fé múltipla, que vão se modificando de lugar para lugar, e a todo o momento, não podemos falar de uma única cultura, mas de culturas plurais que o formam. Quantas nações existem inseridas no nosso País? Culturas indígenas, africanas, povos europeus, cada um com suas tradições, línguas, procedimentos, modos de ser e crer, que ajudaram a formar um país plural.


Tal perspectiva tem de ser assimilada do ponto de vista pedagógico. A cultura é o alimento da educação. A educação é transmissora da cultura. A escola é um espaço de trocas culturais, é um lugar de propagação e interação da cultura e do conhecimento. A educação não é apenas transmissão de informações – a perspectiva bancária criticada por Paulo Freire – mas ampliação da capacidade de relacionar os conteúdos e construção de interpretações pessoais.


Em nossa cidade, é necessário um urgente resgate de nossa potencialidade cultural, com recuperação e descentralização de nossos equipamentos, discussão de um plano que inclua a juventude, notadamente os que encontram-se na periferia, que precisam de uma alternativa às drogas e ao desemprego.



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Publicação:2006-11-05
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